quarta-feira, 4 de maio de 2011

QUANDO VAI NASCER?

Quando tomamos conhecimento  do fato que estamos esperando um filho a primeira coisa que fazemos é contar 9 meses para saber a chegada aproximada do bebê.
Na primeira consulta com seu obstetra/ginecologista ele vai perguntar a data da sua última menstruação. Mamãe, a partir de agora esse é o seu número. Todos os exames que fizer essa será a pergunta chave, que irá determinar, aproximadamente, de quantas semanas você está gestante e o dia previsto para o nascimento.
A gestação humana dura, em média, 38 a 40 semanas (mais ou menos 280 dias). Essas semanas são contadas a partir do primeiro dia da sua última menstruação, ou seja, o início da menstruação conta como início do ciclo fértil.
Exemplo: Se você menstruou no dia 1º de janeiro, provavelmente engravidou em um dia fértil (ou de ovulação) que seria de 13 a 16 de janeiro.  Contudo, sendo essa ciência não exata, possuindo cada corpo suas peculiaridades, não dá para saber o dia exato da fecundação, por isso inicia a contagem a partir do primeiro dia da sua última menstruação.
Portanto, se estiver grávida de 5 semanas, na verdade fará 3 semanas que seu óvulo foi fecundado pelo espermatozóide do parceiro.
Existe uma técnica prática para calcular o dia previsto para o parto que consiste em acrescer à data da menstruação 7 dias e diminuir depois 3 meses. Sendo assim se a data hipotética da última menstruação foi 01 de janeiro  a data provável para o nascimento será 8 (1+7) de outubro (janeiro , mês 1, menos 3 meses).
Algumas avós ensinam contar 9 ciclos lunares, que também dá muito certo, mas nesse caso a mulher tem que saber qual o período do mês estava fértil e que teve relação sexual. Com esses dados observe no calendário qual era a lua que brilhava no céu.
A luz noturna, determinada pela variação lunar, regula os ritimos biológicos da mulher, em especial, as variações hormonais  do seu ciclo menstrual. É por esse motivo que  consideramos que o ciclo menstrual  tem a duração média de 28 dias, correspondente ao números de dias do mês lunar.
Exemplo: Dia 13 a 16 de janeiro a lua era crescente. Contamos, então, 9 luas crescentes e chegaremos no resultado  da data aproximada para o nascimento, ou melhor 39 semanas aproximadamente, já que cada ciclo lunar não tem quantidades de dias exatos.
As vovós ressaltam que o bebê nascerá 3 dias após a "virada" . Faça as suas contas e confira!