segunda-feira, 2 de maio de 2011

AMAMENTAR É PURA DOAÇÃO


Depois do parto, amamentar é outro tema que assombra os pensamentos de qualquer gestante de “primeira viagem” ou “prima gesta” como nos chamam os especialistas da área.
Este terror criado sobre o ato de amamentar deve-se ao fato de existir muitos depoimentos a cerca das dificuldades e dos problemas vividos por outras mulheres quando amamentaram seus bebês há muitos anos atrás, sem qualquer tipo de apoio.
Também nos preocupamos quando as pessoas nos vêem grávidas, nas últimas semanas de gestação, e nos perguntam se já temos leite. Como assim??????
Na verdade somos vítimas da insensibilidade e, às vezes, ignorância de pessoas que acham estar ajudando contando suas experiências desastrosas.
Um excelente conselho é: apague da sua memória tudo de ruim que já ouviu sobre o ato de amamentar. As técnicas e as dicas dos especialistas de hoje são diferentes daquelas ditas (as vezes pelo mesmo especialista) à cinco anos atrás.
Nós vivemos na era digital, na era da ciência... todo dia tem uma novidade para facilitar nossa vida. Ressalto aqui a importância de participar de um curso para gestantes.
Na verdade, amamentar é a MELHOR COISA QUE DEUS INVENTOU para ajudar a mulher na criação e nutrição do seu bebê.
Não dá trabalho, é só colocar seu seio na boquinha do seu filhote, é um ato natural, não precisa esterilizar, preparar, sai na temperatura adequada e a melhor parte...  além de economizar no bolso, ajuda na perda de peso e promove contração do útero para que ele volte ao seu tamanho normal.
Pergunte para uma mãe que não amamentou qual o seu sentimento em relação ao fato; pergunte quantas mamadeiras ela fez por dia e por madrugadas.
Amamentar só depende de você, é técnica, treino, apoio da família e do seu médico que acompanhou você durante todo pré natal e que irá acompanhá-la após o nascimento do bebê.
Inclusive é para ele que você tem que demonstrar seu desejo de amamentar logo após o nascimento do bebê, quando ainda estiverem na sala de parto. Na hora certa ele saberá se seu desejo poderá ser atendido. Caso seu desejo se realize, contará com o apoio da equipe de enfermeiras especializadas que te ensinarão a forma correta de amamentar. Outra vantagem é que o seu cérebro receberá a mensagem que é chegada à hora de produzir leite através dos estímulos da sucção, especificamente falando, a glândula hipófise produzirá dois hormônios para a saída do leite, quais sejam a prolactina e a ocitocina.
TÉCNICAS E DICAS PARA AMAMENTAR DE FORMA PRAZEIROSA:
A partir do segundo trimestre da gestação comece a PASSAR (não é para ESFREGAR) a bucha nos mamilos. Compre aquelas pequenas, usadas para lavar o rosto, elas são macias, e reserve-a somente para isso.
Não use cremes, tão pouco, óleo de amêndoas nos mamilos. Esses recursos hidratam a pele que é o oposto do resultado que precisa.
Nos primeiros dias de amamentação você estará alimentando seu bebê com o colostro (líquido espesso de cor amarelada, rico em proteínas e protege o bebê de infecções).  Após 3 ou 4 dias o leite “vai descer”, esse é o termo usado pelas nossas avós. O leite é mais fino que o colostro, de coloração branco azulada, contém proteínas, gordura e açúcar, suficiente para nutrir seu bebê nos próximos 6 meses.
Você saberá que seu leite “desceu” porque seus seios aumentarão de tamanho e sentirá uma ardência e dor. Se você tiver muito leite, seu bebê não conseguirá esvaziar seu seio, então vai ficar duro com o leite “empedrado”. Não se desespere, não fique fazendo experiências da sua avó, mãe, sogra, vizinha, amiga... todas vão dizer para colocar toalha quente ou tomar banho quente. Momentaneamente vai aliviar a dor, facilitará a retirada com a bombinha, porém o calor vai estimular a produção de mais leite, e causará mais dor e traumas.
Entre em contato com o seu médico que lhe indicará um medicamento para espirrar no seu nariz. É um remédio a base de hormônios que liquidifica o leite, fazendo com que ele vaze sem muito esforço, proporcionando um grande alívio.
Caso seu mamilo lesione ou apresente fissuras passe pomadas de lanolina, que tem efeito cicatrizante rápido e eficaz. Eu lancei mão da pomada LANSINOH (indicada pela maternidade onde meu filho nasceu). Ela é composta por 100% lanolina, não contém conservante e não precisa ser removida para o bebê mamar. Imagine ter que limpar um machucado que está com pomada, vai doer! Agora imagine sentir essa dor e em seguida oferecer o seio para o bebê faminto. Com toda certeza você não vai amamentar feliz, com amor, vai estar se contorcendo... essa pomada é milagrosa, um pouco cara porque é importada (R$80,00), mas um tubo é suficiente para seu mamilo se acostumar com o atrito da mamada e você esquecer que precisa dela. Ela pode ser adquirida pelo tele - vendas e é entregue na sua residência. www.euromarket.com.br
Para amamentar encontre um lugar tranqüilo e confortável, mesmo porque no começo ficamos constrangidas com outras pessoas nos olhando, apesar de ser um ato natural.
Para evitar machucados nos seios e dores musculares existem alguns passos a serem seguidos:
1-      Sente-se e apóie seu braço (cotovelo) que está segurando o bebê
2-      Coloque um travesseiro embaixo do bebê, para que ele fique na altura dos seios
3-      Posicione o bebê no seu colo com a cabeça e os quadris voltados para o seu ventre (barriga com barriga)
4-      Encoste o bico do seio no lábio inferior do bebê (se ele estiver com fome vai abrir um bocão)
5-      Coloque o mamilo na boca do bebê e certifique-se que os lábios estejam voltados para fora envolvendo toda a auréola. Se estiver voltados para dentro reposicione para não te machucar
6-      Para reposicionar insira seu dedo mindinho no canto da boca do bebê. Isso interromperá a sucção e facilitará a retirada do seio. Não tente puxar. Eles têm uma boquinha pequena com uma força incrível.
7-      Caso o bebê durma enquanto mama faça “coceguinhas” atrás da orelha, na bochecha e nos pés, para que volte a mamar. Se ele dormir e travar a mandíbula (mordendo seu seio) não puxe que vai doer mais, ao contrário, empurre o bebê contra seu seio, ele sentirá falta de ar e naturalmente abrirá a boca.
Lembre-se sempre que amamentar é aprendizado e prática, faz bem para saúde física e psíquica do seu filho. Saiba também que não existe leite materno fraco.
Uma mamada completa deve durar de 30 a 40 minutos. Ofereça uma das mamas até que o bebê largue espontaneamente. Coloque o bebê para arrotar e ofereça a outra mama, se ele aceitar dê um pouco para matar a sede.
É importante ter conhecimento que a composição do leite se altera durante as mamadas. Nos primeiros 7 minutos ele é aguado e sacia a sede, depois disso ele é mais gorduroso e satisfaz a fome. Por esse motivo passou a oferecer um seio em cada mamada, e não mais 20 minutos cada um como era antigamente.
Inicie a próxima mamada ,com intervalo de duas horas e trinta minutos ou três horas (depende da fome de cada bebê), pela mama que não foi esvaziada na mamada anterior. Então se ele mamou ao meio dia a próxima mamada será as quinze horas.
Este texto é o meu depoimento de tudo aquilo que aprendi, vivi e estudei para tirar minhas dúvidas. Escrevo com o intuito de minimizar as angústias de outras mulheres que estão passando por esse momento tão glorioso. Gostaria de ressaltar que meu filho tem dois aninhos e ainda tem o prazer de mamar no seio. Claro que a partir do sexto mês deixou de ser o alimento exclusivo dele, mas faz grande diferença para sua saúde.