quinta-feira, 28 de abril de 2011

PARTO SEM MEDO

No momento que as pessoas ficam sabendo que estamos esperando um bebê perguntam: Você vai querer ter de parto normal ou cesária?
Passei por isso muitas vezes e sei como é desconfortável responder essa questão, simplesmente porque não sabemos a resposta.
Todas as vezes que fui indagada respondi: Não sei, só na hora que vamos saber. Vou optar pelo que for melhor para o bebê.
Tive a confirmação dessa resposta quando fiz, junto com o papai, um curso para gestantes. Entendi que a cesária foi inventada para salvar vidas das mães que tinham complicações na hora do parto e não para facilitar e programar o nascimento de um bebê.
Aprendi também que poderia ter um parto normal sem dor, visto que existe uma analgesia capaz de eliminar a dor e permanecer a sensibilidade.
No dia que o meu bebê resolveu nascer fui tranquilamente para o hospital, apesar de estar sentindo as contrações de 4 em 4 minuto e não saber qual seria o desfecho da pergunta de todos NORMAL ou CESÁRIA?
 No caminho do hospital liguei para o meu médico, Dr. Alberto Jorge Guimarães, expliquei como eu estava me sentindo. O que me deixou mais segura foi ouvi-lo dizer que não iria esperar o hospital chamá-lo, que estava indo ao meu encontro imediatamente.
Depois passada essa experiência estou certa que o PARTO, de qualquer forma, normal (de cócoras, na água, com ou sem anestesia) ou cesária, foi mitificado. Deixou de ser visto como algo natural, pelo qual as fêmeas de todas as espécies passam para perpetuar sua espécie; deixou de ser visto como algo singelo, puro, que envolve, não somente a mulher, mas todos que participam deste momento de magia e felicidade.
Exponho esses fatos intensionando que outras mulheres possam vivenciar esse momento glorioso, após esperar nove meses, sem medos apenas expectativas para experimentar o novo. Para que isso aconteça a mamãe tem que estar segura com seu obstetra, bem informada e instruída através dos cursos, livros, pesquisas em sites sérios e, o mais importante, amparada pela família.
Deixo aqui o link do site do Dr. Alberto, ele que foi tão importante para que eu não tivesse MEDO durante a realização do meu maravilhoso parto normal, tão pouco, traumas.
Não posso deixar de ressaltar que devido ao ambiente calmo e feliz, assim que o bebê nasceu, dei a primeira mamada, ainda no centro cirúrgico, instruída pela enfermeira obstetriz com o papai a tira colo.



http://www.partosemmedo.com/