terça-feira, 19 de abril de 2011

GESTANTE BONITA E SAUDÁVEL





Durante a gestação o organismo da mulher sofre modificações que garantem o crescimento do feto e a nutrição do recém-nascido.
As principais mudanças ocorrem no sistema cardio-circulatório, digestivo, respiratório, ósteo-articular, endócrino, hematológico e mamário que conseqüentemente acarretam no aumento de estrias, celulite, edemas, varizes, manchas na pele e acne.
Pensando no bem estar, saúde e na auto-estima da mulher durante os nove meses de gestação e no pós-parto, algumas Clínicas de Estética desenvolveram tratamentos fisioterapêuticos, procedimentos estéticos e de relaxamentos e acompanhamento nutricional para  continuar bonita nesse momento importante da vida da mulher.
Protocolos corporais
·         Drenagem linfática manual ou com vacuoterapia
·         Hidratação corporal, principalmente abdome e seios para evitar estrias
·         Massagem relaxante corporal
Protocolos faciais
·         Hidratação com fios de seda
·         Limpeza de pele
·         Drenagem linfática manual ou vacuoterapia
·         Massagem relaxante facial
·         Tratamento de melasma após o termino da amamentação
Dos Procedimentos
A drenagem linfática é o tratamento estético mais indicado para a gestante e deve ser iniciado a partir do Segundo Trimestre da gestação até o pós parto. É uma massagem suave e lenta, que ajuda a reduzir a retenção de líquido no corpo e diminui os inchaços típicos da gravidez, a sensação de peso e cansaço nas pernas, auxiliando assim na redução da celulite, evitando o surgimento de varizes e diminuindo riscos de tromboflebite.

Manter a pele bem hidratada é a melhor forma de prevenção de estrias. Pelo menos uma vez na semana a gestante deve fazer hidratação com profissional especializado e manter diariamente a utilização de cremes que contenham uréia, vitamina E, lanolina e óleos em sua formulação, sendo que apenas os óleos não previnem o surgimento de estrias de forma eficaz.
Não se deve usar hidratantes sobre os mamilos, pois a pele dessa região deve estar mais endurecida para suportar a sucção do bebê durante a amamentação.
A gestante deve evitar banhos de sol prolongados, utilizando sempre protetor solar fator 15 no corpo e bloqueador fator 30 no rosto prevenindo o surgimento de melasmas (manchas escuras que se manifestam nas bochechas e nariz devido as mudanças hormonais).
 As manchas que permanecerem após a gestação podem ser tratadas com substâncias clareadoras e peelings químicos ou mecânicos, sob orientação de um dermatologista, desde que a gestante não esteja mais amamentando.
Para cuidar de possíveis acnes ou evitar seu surgimento, a gestante deve lavar o rosto com sabonete próprio duas vezes ao dia e fazer limpezas de pele pelo menos uma vez ao mês.
Para diminuir a ansiedade, melhorar o sono, diminuir o estresse e até diminuir a dor do parto, pode-se realizar acupuntura ou massagem relaxante aplicado por fisioterapeuta especializado.
Todos esses procedimentos devem ser atrelados a um controle nutricional especial para gestante modificado a cada nova etapa do desenvolvimento do bebê.