sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A HORA DO TRONINHO

Qual o melhor momento? Quando começar?
 A retirada da fralda é uma etapa de desenvolvimento e aprendizado que não depende apenas do amadurecimento da criança, no primeiro momento quem deve estar preparado para essa nova fase somos nós, os Pais e o ambiente que a criança fica durante o dia.
Os pais devem estar preparados tecnicamente e psicologicamente, devido a necessidade de paciência e disposição de tempo que a transição requer. Deverão estar de comum acordo com a forma que irão ajudar a criança evitando confusões de nomenclatura, a forma de fazê-lo, o local adequado....como recompensar as vitórias e principalmente não brigar, bufar para fazer a limpeza da criança ou do ambiente que sujou quando ela fracassar.
Para que isso ocorra, escolha um período que vocês estão mais tranquilos, uma dica e iniciar durante as férias, período que poderão participar ativamente desta fase tão especial e difícil da vida do seu filho.
Vocês terão que encorajá-lo a usar o vaso sanitário com um adaptador ou o penico; apresentar todo material necessário para a higiêne; ensinar a dar descarga; ensinar lavar as mãos; perguntar várias vezes se ele quer ir ao banheiro; comprar calcinhas ou cuecas.
Aproveite as estações primavera ou verão para começar o treinamento do seu filho, visto que ele vai transpirar mais, fazer menos xixi e não vestirá tanta roupa como no inverno, facilitando a retirada na hora H e diminuindo a quantidade de roupas sujas quando alguma coisa der errado... e vai dar!
Contudo, para que essa etapa seja vencida com glórias avalie e respeite a individualidade e o ritmo do seu filho, observe se já atingiu um nível de amadurecimento que permita os resultados positivos do treino.
Verifique se a criança é capaz de controlar a eliminação de líquidos e sólidos. Ela tem que saber contrair os esfincteres (músculos que controlam a saída da urina e das fezes) para impedir a eliminação e descontrair para que ela se efetue. Deve saber, ainda, distinguir as diferentes sensações e suas nomenclaturas (xixi e coco), conseguir ficas sentada sozinha de 5 a 10 minutos, falar para conseguir pedir para ir ao banheiro e tirar as roupas que deverão ser de fácil manuseio.
A criança que não tem maturidade suficiente para controlar os esfíncteres poderá ter sérios problemas de incontinência urinária ou de intestino preso.
Uma criança de 2 anos e 6 meses se encontra pronta para o início da retirada das fraldas. Em geral, se mostram prontas quando acordam secas ou passam boa parte do dia secas e avisam quando estão fazendo xixi.
O treinamento deve se iniciar com a retirada da fralda durante o dia, levando a criança ao banheiro algumas vezes, mesmo que ela não queira, porque ela ainda não sabe interpretar adequadamente esse desejo.
A freqüência com que a criança apresenta as fraldas noturnas secas mostra se ela já está pronta para também dormir sem elas.
O controle das fezes costuma acontecer um pouquinho depois e a dificuldade aqui depende da relação da criança com o desempenho dessa necessidade. O processo será mais tranquilo, para aquelas crianças que não tem dificuldades para evacuar.
Quando a criança já estiver vivendo sem a fralda prepare-se para as surpresas! Encontrar a cama molhada será normal. Entre 2 a 5 anos ela não terá total controle da situação e poderá acontecer acidentes. Evite oferecer muito líquido na hora de dormir e leve a criança ao banheiro antes de deitar.
Não puna ou castigue a criança por ter fracassado. Essa atitude só atrapalha o aprendizado da criança. Elogie sem exageros quando a criança obter sucesso. Muitas vezes poderá ficar sentada no penico e no vaso sanitário sem fazer nada e assim que sair urinar ou fazer coco na roupa. É normal, o controle esfincteriano está começando. Limpe a criança e faça tudo de modo natural.
Enxoval para essa fase:
Penico ou adaptador (redutor de tamanho) para o vaso sanitário. Existe no mercado acolchoados, que tocam música, que tem válvula que imita descarga, e de personagens da Disney, Princesas, Toy Store... entre outros.
Calcinhas ou Cuecas.
Livrinhos, para distrair a criança e mantê-la sentada no vaso.
Lençóis avulsos.
Roupas de elástico na cintura.